terça-feira, outubro 03, 2017

Interesse das TVs, agora, não é o Brasil




A CBF anunciou com estardalhaço a contratação de uma agência para ser a condutora do processo de venda dos direitos de transmissão dos amistosos da seleção brasileira até 2022. Com a maior pompa, celebrou a entrega para a badalada Synergy o direito de ir ao mercado negociar com as emissoras.

Depois de alguns meses negociando, simplesmente nenhuma emissora fez proposta para ter os jogos da seleção, mesmo com a Copa do Mundo à porta. Mas então por que fracassou a venda feita pela agência especializada nisso?

O fato é que não existe pior hora de se tentar vender direitos esportivos no mercado brasileiro do que agora. As emissoras deverão fazer, em breve, suas propostas pelos direitos de transmissão da Copa Libertadores, num processo que deverá gerar acirrada disputa entre os quatro maiores do mercado: ESPN, Fox, Globo e Turner.

Em breve, haverá ainda embate pela Liga dos Campeões da Europa. Isso sem falar na verba que já se investiu pela Copa do Mundo e, ainda, outros direitos de transmissão relevantes. Nem precisa colocar na conta a crise financeira do país, isso ajuda, mas não é fundamental nesse momento, considerando que três empresas têm dono americano e a outra é a Globo.

O cenário deve se clarear com mais precisão apenas no fim do próximo mês, quando acontece a Sportel, principal feira de negócios do mercado de TV.

E o que faz a agência especializada no mercado de televisão para a CBF? Coloca à venda direitos que não têm a maior relevância dentro desse cenário e, pior que isso, em valores que não são mais praticados pelas emissoras no pós-Copa e Olimpíada e em meio à crise.
 
Se estivesse minimamente atenta aos recados do mercado, a Synergy já teria visto na recusa de todas as emissoras em fazer proposta para os direitos do Mundial de Clubes da Fifa, agora em dezembro, um sinal de alerta.
 
Não é que ninguém queira exibir os amistosos da seleção brasileira. Mas, agora, não há quem queira investir dinheiro nisso. Não é preciso ser um profundo conhecedor do mercado para saber disso. Bastaria ter tido mais sinergia na hora de falar com as emissoras...


Erich Beting - Conexão de 2º grau - CEO Máquina do Esporte - Máquina do Esporte - São Paulo e Região, Brasil
ARTIGO Publicado  em 22 de setembro de 2017
 

Nenhum comentário:

POSTAGENS EM DESTAQUE

FOSFERTIL - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA

FOSFERTIL FUTEBÃO DE SALÃO A década de 1980 marcou o apogeu do futsal em Araxá. Empresas, clubes sociais e associações de bairro investiam p...

POSTAGENS MAIS VISITADAS NA ÚLTIMA SEMANA