Para uma empresa, tão importante
quanto saber vender é saber comprar. Principalmente em momentos de crise,
quando a negociação eficiente da aquisição de insumos pode reduzir gastos e
economizar custos de logística. Por isso, o analista de compras é apontado como
um dos cinco profissionais mais procurados no mercado brasileiro este ano, de
acordo com estudo divulgado pelas consultorias ManpowerGroup, Michael Page,
Page Personnel e Robert Half.
A rotina desse profissional é
composta por quatro etapas: analisar, planejar, cotar e comprar. Organização
também é uma competência fundamental, já que é necessário lidar com diversas
áreas da empresa e, no caso de grandes empresas, gerir grandes volumes de
compras.
— O planejamento é fundamental para
que não se compre no momento errado e na quantidade errada. Qualquer falha pode
provocar a falta do produto na prateleira ou a sobra no estoque — explica
Eduardo Ribeiro, de 34 anos, que há 12 anos compõe a equipe de compras nas
Casas Pedro.
Na tradicional rede, especializada em
frutas secas, grãos, especiarias e bacalhau, quatro pessoas são responsáveis
pela aquisição de mais de dois mil itens diferentes que abastecerão as 20
unidades espalhadas pela cidade, além da televendas.
O planejamento a longo prazo também é
fundamental, como explica o economista Tirlê Cruz, professor de Administração,
Logística e Comércio Exterior na Universidade Veiga de Almeida (UVA).
— Dependendo do ramo de atuação, é
possível fazer o planejamento de compras para o ano todo, o que dá um maior
poder de barganha na hora da compra. Mas é preciso prestar atenção a situações
de crise, como a que vivemos hoje, quando o consumo cai — explica o
especialista.
Competências do
analista de compras:
Organização — Para atuar em
diferentes frentes, é preciso manter a documentação em ordem e criar uma rotina
de trabalho.
Relacionamento — Saber trabalhar em
equipe é fundamental, já que existe uma interface permanente com outras áreas
da empresa.
Atualização — Manter-se informado
sobre o mercado, participando de feiras, congressos e eventos.
Estratégia — Conhecer a estratégia da
empresa de forma a alinhar suas negociações para o atingimento das metas.
Saber negociar — Antes de fechar o
negócio, é preciso se munir de todas as informações possíveis sobre a
matéria-prima e o fornecedor.
Indicadores — Para prestar conta de
seu trabalho, é importante criar indicadores e acompanhá-los.
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Tirlê Cruz é professor na Universidade Veiga de Almeida (UVA) Foto: Divulgação |
Leia a seguir um depoimento do
professor Tirlê Cruz sobre as perspectivas da analista de compras no mercado
atual.
“A carreira de analista de compras é
crescente no mercado brasileiro. Embora esse profissional ainda não seja tão
bem remunerado por aqui, já que o salário varia na faixa de três a sete mil
reais, a tendência é ser cada vez mais valorizado. Na crise, aumenta a
necessidade de cortar gastos e evitar desperdícios. Se uma empresa compra mal,
a distribuição fica problemática e, no fim, toda a cadeia de suprimentos é
prejudicada. O estoque é o coração da empresa, e o analista de compras é o elo
entre esse setor com o resto do organismo da empresa”.
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