2 de agosto de 2022

ESTRELA FUTEBOL CLUBE - Fim década de setenta

Quanta saudade, quantos valores!!!!

"Naquela época, não tínhamos Bolsa Família: tínhamos  uniformes; o material escolar era comprado pelos nossos pais, com muito suor! Calçado era Vulcabrás, Conga , Ki Chute , Bamba... alpargatas

Não tínhamos  celular... As pesquisas de escola eram feitas em bibliotecas públicas e  nas enciclopédias…"


Em pé: Juninho Cascata, Waner, Ze Orlando e Dário
Agachados: Rui, Cesar,  Aires, Marco Antônio e Fernando


Em pé: João Gonçalves Júnior, Waner Andrade, José Orlando Andrade, Dario Afonso Oliveira (Silkmania)

Agachados: Rui Barbosa GonçalvesCésar Sebastião AndradeAires Marcos Andrade (Dr. Aires), Marco Antônio AndradeFernando Gomes Menezes (Lanches Caseiro)

"Final da década de setenta, naquela época, nós tirávamos notas azuis e morríamos de medo de notas vermelhas no boletim: tinha que ser acima de 7.

Na rua era jogar bola, queimada, pular corda, subir em árvores, pular elástico, pique-esconde, polícia e ladrão, andar de bicicleta ou carrinho de rolimã; soltar “papagaio" (ou arraia) ( ou pipa) e ficar na rua até tarde."

Foi nesta época que a família Andrade, liderada pelos irmãos Sebastião CésarAires Marcos, Waner e os primos Marco Antônio e Orlando, se juntaram aos meninos que moravam nas imediações da Rua doutor Orôncio Dutra, centro da cidade de Araxá, para formação de um time de futebol de campo.  


Naquela época existia muitos times de futebol de rua, e o que não faltava na cidade era campos para disputa de jogos. Pequeno detalhe: Todos os campos eram de terra "batida". A preferencia dos meninos  era jogar em campinhos próximos de casa. (os deslocamentos eram feitos a pé)

Naquele tempo a unidade do Sesc funcionava no centro da cidade, e no local onde é a atual sede, tinha um campinho que era muito usado pelos times da região. Próximo dali tinha outro campinho que também era muito usado, este local funciona hoje a praça de esportes do time do Santa Terezinha, time amador de nossa cidade. Outro campinho muito usado, ficava no inicio da Avenida Senador Montandon, local onde hoje funciona a Clínica de Tênis da professora Jane Porfirio. 

Esses eram os principais campinhos que os meninos do time do Estrela Futebol Clube mais gostavam de jogar o seu futebol de rua.

"Quanta saudade, quantos valores, que para esta geração não valem nada!"

21 de fevereiro de 2022

IV ENCONTRO DOS AMIGOS DO JUVENTUDE FUTSAL - ARAXÁ-MG

 Respeita nossa história

No dia 19 de fevereiro de 2022, foi marcado pelo IV encontro dos amigos do Juventude 
Futsal. O encontro foi realizado no Clube da AEF - Araxá.

Um dia de Juventude. Um dia especial. Um encontro marcado pela amizade sincera, verdadeira e eternizada pelos embates memoráveis proporcionados pela magia da bola.

Foto oficial dos amigos do Juventude

Hoje foi uma confraternização do bem, da fraternidade, da família, dos amigos e principalmente um encontro recheado pela nostalgia dos bons tempos das competições inesquecíveis e lendárias que até hoje rendem comentários e belas recordações.

Toninho, Washington, Maquininha e Grillo

Hoje foi mesmo um dia diferente. Um encontro emocionante, regado de alegria, saudosismo e momentos únicos e sublimes, como este que resume a força plena do Juventude, simbolizada pela simplicidade franciscana e emocionada do nosso estimado, Carlos José, o GRILLO. 

Carlos Jose, popular GRILLO

Ele sim; reflete na alma e no coração o que foi, é, e sempre será, essa agremiação de que resiste ao tempo, supera paixões de clubes, religiões, partido político e a cada dia se fortalece na amizade verdadeira e sincera, construída na bola. 

Carlinho, Bosquinho, Aurelio, Ronaldo, Maquininha, Sprito, Vaguinho, Armindo, Fofão e Lelei
Geovane, Washington e Herbert

Isso é Juventude. Forte, verdadeiro, solidário, família e sempre Campeão na arte de fazer Amigos...

Texto de Armindo Maia Neto

Assim começou nossa história....

A história do Juventude Sport Clube começou em 1980, tendo como base garotos na faixa de 12 a 14 anos. O grande idealizador deste projeto foi o também atleta, Fernando Dom Bosco, conhecido como “Bosquinho”.

Bosquinho

A equipe se destacou ganhando vários campeonatos e torneios da cidade de Araxá. O diferencial desta equipe estava na base de treinamentos e controle rígidos das regras (cartilha). 

Carlinhos, Aurelio, Geovane Piolho, Herbert, Fofão, Bolacha, Goiano e Lelei

Com o passar do tempo os meninos cresceram e se juntaram a um grupo de atletas mais experientes, tornando a equipe ainda mais forte. Foram várias conquistas de torneios na cidade e também na região. A equipe passou a ser a base da seleção da cidade na disputa dos JIMI’S (jogos do interior mineiro). 

Realino, Armindo, Dedé, Tião Versoça, Toninho, Washington, Marcão, Aurelio, Maquinha, Júnior Boso, Lelei, Júlio e Carlinhos

Um momento marcante na história desta equipe foi quando ela foi convidada para participar da inauguração do Ginásio da cidade de Ibiá, torneio que teve a participação da seleção da cidade (Ibiá) e dois times da cidade de Patrocínio (times que disputavam o campeonato mineiro da época), mesmo jogando contra equipe de alto nível, o Juventude foi o grande campeão deste torneio.

Dedé, Juninho David e Bosquinho
Dedé, Marcão e Toninho
Toninho, Armindo Maia e Júlio (Óticas Botelho)
Aurelio, Armindo Maia, Toninho e Dedé 
Tião Verçosa, Dedé, Toninho, Alexandre Maquininha, Armindo Maia e Lelei (Vecol)

Pablo e Bosquinho
Toninho e Washington

Toninho e Pablo
Rodrigo, Herbert, Geovane "Piolho" e Lelei


Toninho, Bosquinho, Herbert, Juninho David, Júlio, Bolacha, Marcão e Rodrigo
Realino, Júnior Boso, Jânio, Lelei, Ronaldo, Fofão, Armindo, Pablo, Geovane Piolho e Aurelio
Alexandre Maquinha





Presentes no encontro:

Fofão, Rodrigo, Jânio, Bosco, Juninho David, Bolacha, Marcão, Grillo (Colaborador), Goiano, Armindo, Júlio (patrocinador – Óticas Botelho), Júnior Boso, Toninho, Lelei, Maquininha, Carlinhos, Tião Verçosa, Ronaldo (Técnico), Dedé, Washington, Realino, Geovane Piolho, Pablo, Vaguinho, Aurelio (Treinador) e Herbert

22 de janeiro de 2022

MEMÓRIA ESPORTIVA - Escola Estadual Eduardo Montandon - Ano de 1976

Na década de setenta, era muito comum a realização de jogos escolares na cidade de Araxá. Estes jogos eram movidos a muita rivalidade, principalmente em se tratando de competições entre escolas estaduais. A rivalidade entre as escolas Delfim Moreira e Eduardo Montandon, era equiparada a rivalidade entre Cruzeiro x Atlético, ninguém queria perder. 

O registro abaixo é dos alunos da Escola Estadual Eduardo Montandon, que representou a escola nos jogos escolares no ano de 1.976. O time tinha como formação garotos na faixa de 9, 10 e 11 anos.


Em pé: Marlon, Aires, Gaspar, Silvio, Ismael, Evaldo e treinador Aluísio

Agachados: Luciano Chadu, Leley, João Bosco, Wander, Thieres, Paulo César.

 Era comum a realização de campeonatos de futebol de campo entre as escolas estaduais do ensino fundamental.

Os jogos eram realizados no estádio Fausto Alvim, e contava com o apoio da torcida (alunos), que lotavam as arquibancadas do estádio pra ver sua escola jogar.

O treinador do time da Escola Estadual Eduardo Montandon no campeonato de 1976 foi o ex-jogador de futebol profissional, Aloísio, com passagens pelo  Araxá esporte e em outros times profissionais do Brasil.

Depoimento

"Época muito legal,  divertíamos muito, éramos muitos felizes. Nossa diretora era Dona Elza, uma mulher incrível!"  

Palavras do ex-aluno João Bosco, que fez parte deste time e que hoje trabalha como orientador físico na escola Estadual Polivalente.

Principais destaques deste time

✅ Esmael do PT - Trabalhou por um longo período na Fosfertil/Vale, foi candidato a vereador por diversas vezes na cidade de Araxá;

✅Joao Bosco - Formado em Educação Física, trabalha na prefeitura de Araxá (Secretária de Esportes) e e também na escola Polivalente (Estadual). Jogou futebol amador, sempre defendendo times do bairro São Geraldo;

✅ Aires 
 Nesta época atuava como goleiro, anos mais tarde  defendeu as cores do Araxá esporte, atuando de zagueiro;














                                    ✅ Wander 
Também conhecido Negão, é irmão do Bolão  (lateral esquerdo do Araxá esporte), jogou diversos campeonatos amadores, sempre defendendo as cores do time do Caiçaras do bairro São Geraldo. De uma família de músicos, ele em suas horas de folga  participa de diversos grupos de pagode da cidade (Arasamba);

✅ Leley 
Jogou Futsal na escolinha do time do Juventude Sport Clube. Hoje presta serviços na Vecol;

EM PÉ: Carlinho, Juninho David e Washington
AGACHADOS: Leley e Alexandre Maquininha

✅ Treinador Aloisio - 
É aquele mesmo que jogou no Araxá esporte na década de 70, e que depois de encerrar a carreira jogou em times amadores da cidade, como por exemplo Vila São Pedro

Em pé: Hélio, Fabinho, Verci, ??, Aloisio e Ganchinho
Agachados: ??, Agnaldo, Paulistinha, Gaêga e Didi
                                                      
✅ Thieles 
Foi um grande atleta do futebol amador da cidade de Araxá. Jogou por diversos time, com destaque para o time o Trianon 
     
         






POSTAGENS EM DESTAQUE

FOSFERTIL - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA

Em pé: Pururuca, Faisca e Aurelio Agachados: Merrinho, Vilson Florentino e Luiz Leite (treinador ) A equipe de futebol de salão d...

POSTAGENS MAIS VISITADAS NA ÚLTIMA SEMANA