15 de julho de 2021

CENTRO RIO - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA

Centro Rio Futsal


Investir, promover e intensificar a prática esportiva em Araxá. Com esses preceitos, a Administração Municipal construiu diversos ginásios poliesportivos na cidade. Os bairros Santo Antônio, Urciano Lemos e Santa Luzia, foram contemplados com um ginásio cada.

A partir da construção destes ginásios, o esporte araxaense deixa de ser dependente dos comandos do Clube Araxá, que até então era o único promotor de eventos esportivos em nossa cidade.

A década de 90 nos presenteou com uma das últimas safras de jogadores, dirigentes e patrocinadores do esporte da bola pesada.

O futebol de salão de Araxá sempre esteve atrelado a uma empresa ou a um Clube Social.


Para que uma empresa apoiasse o esporte, era necessário que seus dirigentes gostassem deste esporte. Este foi o caso de uma grande empresa do ramo de papelaria em nossa cidade. Estamos falando do CENTRO RIO, que atuou no ramo de papelaria por muitos anos em nossa cidade. (antiga Papelaria Rio). 

Uma empresa familiar, que tinha entre seus proprietários, um amante do esporte. Uma pessoa que não media esforços em patrocinar e participar de grandes equipes. Estamos falando de Chicão, um apaixonado pelo esporte da bola pesada. Um atleta de "peladas" de futebol de salão em suas horas de folga. Sempre apoiados pelos irmãos José Maria, Roberto e Pedro, que eram sócios proprietários da empresa. A equipe do Centro Rio participou de campeonatos em Araxá e Região.

Destaque

Armindo Maia Neto

Dizem que um bom time começa com um bom goleiro. Vários goleiros fizeram parte da história do Centro Rio, destaque para Armindo Maia

Armindo Maia  foi um dos melhores goleiros da história do futebol de salão da cidade de  Araxá. Antes de iniciar sua carreira de goleiro de futebol de salão, ele teve uma breve passagem pelo futebol profissional, atuando no Araxá Esporte. 

Além do time do Centro Rio, Armindo defendeu as cores do Juventude Sport Clube e da seleção de Araxá nos JIMIS (jogos do interior mineiro) por várias anos. 

Armindo Maia Neto trabalhou por muitos anos como repórter e apresentador  da TV Integração (TV Globo) em nossa cidade. 

Fotos do arquivo pessoal de Júlio Cesar Cardoso Mariano  (Cesinha)

14 de julho de 2021

FARMÁCIA DROGAJATO - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA


Atuando como organizador e patrocinador de competições de torneios de Futebol de salão a unidade do Sesc de Araxá, sempre contribuiu para o desenvolvimento de nosso esporte, principalmente o futebol de salão
 
Esta foto traz a fortíssima equipe da Farmácia DROGAJATO do sr. Goncalves, em um torneio dos comerciários.
 
Fotos do arquivo pessoal de Júlio Cesar Cardoso Mariano  (Cesinha)

12 de julho de 2021

CELSO ROBERTO - MEMORIA ESPORTIVA




Hoje vamos relembrar um pouco da história do ex-jogador de futebol CELSO ROBERTO. Nascido na cidade de Uberaba, veio para Araxá ainda criança (seu pai era Militar), residindo na área do Barreiro.


Assim que completou 15 anos, 
Celso Roberto é obrigado a retornar para a cidade de Uberaba. Foi quando teve sua primeira oportunidade de jogar futebol, atuando no Juvenil do Fabrício.

Jogar em um time profissional não durou muito tempo, e foi na cidade onde ele residia. Seu primeiro time profissional foi o Uberaba Sport Clube.

Uberaba Sport Clube

Jogando pelo Uberaba Sport Clube, Celso Roberto foi eleito na seleção do campeonato mineiro de 1,981, como o melhor lateral direito da competição,  ganhando  o disputadíssimo troféu Guará. Celso Roberto foi  o único jogador pertencente a um time do interior, os outros 10 profissionais pertenciam  a times da capital (Cruzeiro - 01, Atlético - 07, América 02).

Importante reforçar a importância desta eleição, pois Celso Roberto concorria com o famosíssimo lateral direito Nelinho, que ficou em segundo lugar

Uberaba Sport Clube

Em pé: Aldair Martins (Massagista), Diron, Shell, Figueroa, Tim, Celso Roberto e Luiz Felipe
Agachados: Ilton, Luiz Carlos (Bica), Jair, Wander e Silson

O grande momento de sua carreira, foi atuando pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, time pelo qual teve oportunidade de viajar e conhecer outros países.

Cruzeiro Esporte Clube



Esporte Clube Vitória


Campeão Baiano de 1.985
Em pé: Bigu, Dema, Chagas, Fernando, Demílson e Celso Roberto;
Agachados: Heider, Ivan, Ricky, Lulinha, Jésum

 Nacional Futebol Clube








Araxá Esporte Clube



Fotos: Arquivo pessoal de Celso Roberto

8 de julho de 2021

Memória Esportiva - ARAXÁ MASTER CLUBE

Tudo começou no ano de 1.982, quando os amigos Edinho, Agnaldo (ex-Araxá Esporte), Pedro Andrade, Milton Rocha e Nilo Lopes, tiveram a ideia de convidar alguns jogadores veteranos do Girassol Clube de Campo para formar um time de futebol só de jogadores veteranos.

O sr. Pedro Andrade se prontificou a ser um dos patrocinadores do time, por isso o primeiro nome do time foi ANDRATUR, em referência a empresa do qual ele era sócio fundador.

Oito anos mais tarde, houve a necessidade da mudança do nome da equipe, passando para ARAXÁ MASTER CLUBE. 

Fora dos gramados esta equipe se destacava pela organização e tinha no seu comando uma diretoria atuante e renovável. 

Por ser um time formado somente por atletas veteranos, sempre havia a necessidade da renovação do plantel (a inclusão de novos atletas que dependia da aprovação da diretoria), por isso o registro de várias formações.


            Em pé: Edinho, Juarez França, Vitor Paulo, Alfredo, Badete e Antônio de Assis
            Agachados: Celso Tetê, Marcinho, Pedro Andrade e Agnaldo


Em pé: Alexandre, Sargento, Celso Roberto,  Edinho, Carlinhos, Ademir Gato e Jean
Agachados: Lazinho, Mozart Caixeta, Sylber, Alexandre Maquininha, Celso Tetê e Carlos Emilio

Em pé: Meletinha (criança), Nilo, Suim, Carlinhos Vitor Paulo, Goodson, Jean, Guilherme, Edinho, Milton Rocha, Pururuca, Silber e Alfredo. 

Agachados: Herivelton, Flávio, Haroldo, Juarez, Celso Tetê, Carrasquinho, Pedro Andrade,  Faustinho, Marcinho, Agnaldo e     Antônio Sérgio

      

Em pé: Pururuca, Badete, Sprito, Edinho, Antonio Assis, Juarez França, Antonio Sérgio, Milton Rocha e Paulo Vitor - Agachados: Chicão, Erivelton, Pedro Andrade, Marcinho, Dr. Danilo, Faustinho e Alfredo


Em pé: Vitor Paulo, Marcelo, Nilton Coelho, Zé Geraldo, Derly, Roberto Tormin
Agachados: Zé Maria, Osvaldo, Carlos Edezio, Marcinho, Tuta e Goiano. Criança:  Giovane
 
Em pé: Goodson, Marcio, Boi, Goiano, Derly, Edinho, Jorjão, Badete, Vitor Paulo e Nilton coelho
Agachados: Kelsei, Celso, Marcinho, Osvaldo, Carrasco, Zé Geraldo, Roberto Escova e Marcelo

Definição de Veteranos: Pessoa com larga experiência de vida e/ou de idade. Jogador de futebol ou trabalhador com grande experiência em sua área profissional.

O importante era reunir uma vez por semana para "bater" aquela bolinha, mostrar que não esqueceu como se joga e depois sentar e tomar aquela cervejinha gelada, misturado com uma grande resenha. Histórias é o que não faltava para esta turma.


 Aqui o compromisso era a amizade!


Em pé: Edinho, Carlos Edezio, Badete, Beto, Ganchinho, Antônio Assis,Escova, Nilo e Suim
Agachados: Faustinho, Goiano, Marcinho, Erivelton, Carlos Caneta, Carrasco e Heroito

Edinho nos enviou uma mensagem dizendo estar muito triste com o termino das atividades do equipe no ano de 2.019. Segundo Edinho Um grupo acima de tudo de amigos, não conheço até hoje um grupo que tenha permanecido tantos anos juntos de 1982 a 2019 quando a Mosaic, por determinação de sua diretoria, resolveu fechar o Club, acabando assim um ciclo de muitas e muitas histórias bonitas. Muita saudade! ”

POSTAGENS EM DESTAQUE

FOSFERTIL - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA

Em pé: Pururuca, Faisca e Aurelio Agachados: Merrinho, Vilson Florentino e Luiz Leite (treinador ) A equipe de futebol de salão d...

POSTAGENS MAIS VISITADAS NA ÚLTIMA SEMANA