27 de agosto de 2021

FOSFERTIL - ÁREA ADMINISTRATIVA - MEMÓRIA ESPORTIVA

Time formado por trabalhadores da área administrativa da Fosfertil e seus convidados (área de manutenção). Passado  28 anos do registro desta foto, apenas um atleta continua trabalhando na empresa, hoje com o nome de Mosaic, que é o Rogério Domingos de Paiva (Carneirinho). Os outros atletas aposentaram ou partiram para novos desafios profissionais.

Os jogos eram realizados normalmente aos sábados, dia ideal para jogar aquela bolinha, beber aquela cervejinha e uma bela resenha para fechar o final de semana.

DESTAQUES

Guilherme Castro  - Um dos melhores goleiro de futsal a atuar em nossa cidade,  foi também treinador do São Paulo (Futsal) e comentarista esportivo da Rádio cidade
 - 
✅ Roberto Tormin -  Jogou futsal defendendo as cores do São Paulo e Fosfertil

15 de julho de 2021

CENTRO RIO - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA

Centro Rio Futsal


Investir, promover e intensificar a prática esportiva em Araxá. Com esses preceitos, a Administração Municipal construiu diversos ginásios poliesportivos na cidade. Os bairros Santo Antônio, Urciano Lemos e Santa Luzia, foram contemplados com um ginásio cada.

A partir da construção destes ginásios, o esporte araxaense deixa de ser dependente dos comandos do Clube Araxá, que até então era o único promotor de eventos esportivos em nossa cidade.

A década de 90 nos presenteou com uma das últimas safras de jogadores, dirigentes e patrocinadores do esporte da bola pesada.

O futebol de salão de Araxá sempre esteve atrelado a uma empresa ou a um Clube Social.


Para que uma empresa apoiasse o esporte, era necessário que seus dirigentes gostassem deste esporte. Este foi o caso de uma grande empresa do ramo de papelaria em nossa cidade. Estamos falando do CENTRO RIO, que atuou no ramo de papelaria por muitos anos em nossa cidade. (antiga Papelaria Rio). 

Uma empresa familiar, que tinha entre seus proprietários, um amante do esporte. Uma pessoa que não media esforços em patrocinar e participar de grandes equipes. Estamos falando de Chicão, um apaixonado pelo esporte da bola pesada. Um atleta de "peladas" de futebol de salão em suas horas de folga. Sempre apoiados pelos irmãos José Maria, Roberto e Pedro, que eram sócios proprietários da empresa. A equipe do Centro Rio participou de campeonatos em Araxá e Região.

Destaque

Armindo Maia Neto

Dizem que um bom time começa com um bom goleiro. Vários goleiros fizeram parte da história do Centro Rio, destaque para Armindo Maia

Armindo Maia  foi um dos melhores goleiros da história do futebol de salão da cidade de  Araxá. Antes de iniciar sua carreira de goleiro de futebol de salão, ele teve uma breve passagem pelo futebol profissional, atuando no Araxá Esporte. 

Além do time do Centro Rio, Armindo defendeu as cores do Juventude Sport Clube e da seleção de Araxá nos JIMIS (jogos do interior mineiro) por várias anos. 

Armindo Maia Neto trabalhou por muitos anos como repórter e apresentador  da TV Integração (TV Globo) em nossa cidade. 

Fotos do arquivo pessoal de Júlio Cesar Cardoso Mariano  (Cesinha)

14 de julho de 2021

FARMÁCIA DROGAJATO - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA


Atuando como organizador e patrocinador de competições de torneios de Futebol de salão a unidade do Sesc de Araxá, sempre contribuiu para o desenvolvimento de nosso esporte, principalmente o futebol de salão
 
Esta foto traz a fortíssima equipe da Farmácia DROGAJATO do sr. Goncalves, em um torneio dos comerciários.
 
Fotos do arquivo pessoal de Júlio Cesar Cardoso Mariano  (Cesinha)

12 de julho de 2021

CELSO ROBERTO - MEMORIA ESPORTIVA




Hoje vamos relembrar um pouco da história do ex-jogador de futebol CELSO ROBERTO. Nascido na cidade de Uberaba, veio para Araxá ainda criança (seu pai era Militar), residindo na área do Barreiro.


Assim que completou 15 anos, 
Celso Roberto é obrigado a retornar para a cidade de Uberaba. Foi quando teve sua primeira oportunidade de jogar futebol, atuando no Juvenil do Fabrício.

Jogar em um time profissional não durou muito tempo, e foi na cidade onde ele residia. Seu primeiro time profissional foi o Uberaba Sport Clube.

Uberaba Sport Clube

Jogando pelo Uberaba Sport Clube, Celso Roberto foi eleito na seleção do campeonato mineiro de 1,981, como o melhor lateral direito da competição,  ganhando  o disputadíssimo troféu Guará. Celso Roberto foi  o único jogador pertencente a um time do interior, os outros 10 profissionais pertenciam  a times da capital (Cruzeiro - 01, Atlético - 07, América 02).

Importante reforçar a importância desta eleição, pois Celso Roberto concorria com o famosíssimo lateral direito Nelinho, que ficou em segundo lugar

Uberaba Sport Clube

Em pé: Aldair Martins (Massagista), Diron, Shell, Figueroa, Tim, Celso Roberto e Luiz Felipe
Agachados: Ilton, Luiz Carlos (Bica), Jair, Wander e Silson

O grande momento de sua carreira, foi atuando pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, time pelo qual teve oportunidade de viajar e conhecer outros países.

Cruzeiro Esporte Clube



Esporte Clube Vitória


Campeão Baiano de 1.985
Em pé: Bigu, Dema, Chagas, Fernando, Demílson e Celso Roberto;
Agachados: Heider, Ivan, Ricky, Lulinha, Jésum

 Nacional Futebol Clube








Araxá Esporte Clube



Fotos: Arquivo pessoal de Celso Roberto

8 de julho de 2021

Memória Esportiva - ARAXÁ MASTER CLUBE

Tudo começou no ano de 1.982, quando os amigos Edinho, Agnaldo (ex-Araxá Esporte), Pedro Andrade, Milton Rocha e Nilo Lopes, tiveram a ideia de convidar alguns jogadores veteranos do Girassol Clube de Campo para formar um time de futebol só de jogadores veteranos.

O sr. Pedro Andrade se prontificou a ser um dos patrocinadores do time, por isso o primeiro nome do time foi ANDRATUR, em referência a empresa do qual ele era sócio fundador.

Oito anos mais tarde, houve a necessidade da mudança do nome da equipe, passando para ARAXÁ MASTER CLUBE. 

Fora dos gramados esta equipe se destacava pela organização e tinha no seu comando uma diretoria atuante e renovável. 

Por ser um time formado somente por atletas veteranos, sempre havia a necessidade da renovação do plantel (a inclusão de novos atletas que dependia da aprovação da diretoria), por isso o registro de várias formações.


            Em pé: Edinho, Juarez França, Vitor Paulo, Alfredo, Badete e Antônio de Assis
            Agachados: Celso Tetê, Marcinho, Pedro Andrade e Agnaldo


Em pé: Alexandre, Sargento, Celso Roberto,  Edinho, Carlinhos, Ademir Gato e Jean
Agachados: Lazinho, Mozart Caixeta, Sylber, Alexandre Maquininha, Celso Tetê e Carlos Emilio

Em pé: Meletinha (criança), Nilo, Suim, Carlinhos Vitor Paulo, Goodson, Jean, Guilherme, Edinho, Milton Rocha, Pururuca, Silber e Alfredo. 

Agachados: Herivelton, Flávio, Haroldo, Juarez, Celso Tetê, Carrasquinho, Pedro Andrade,  Faustinho, Marcinho, Agnaldo e     Antônio Sérgio

      

Em pé: Pururuca, Badete, Sprito, Edinho, Antonio Assis, Juarez França, Antonio Sérgio, Milton Rocha e Paulo Vitor - Agachados: Chicão, Erivelton, Pedro Andrade, Marcinho, Dr. Danilo, Faustinho e Alfredo


Em pé: Vitor Paulo, Marcelo, Nilton Coelho, Zé Geraldo, Derly, Roberto Tormin
Agachados: Zé Maria, Osvaldo, Carlos Edezio, Marcinho, Tuta e Goiano. Criança:  Giovane
 
Em pé: Goodson, Marcio, Boi, Goiano, Derly, Edinho, Jorjão, Badete, Vitor Paulo e Nilton coelho
Agachados: Kelsei, Celso, Marcinho, Osvaldo, Carrasco, Zé Geraldo, Roberto Escova e Marcelo

Definição de Veteranos: Pessoa com larga experiência de vida e/ou de idade. Jogador de futebol ou trabalhador com grande experiência em sua área profissional.

O importante era reunir uma vez por semana para "bater" aquela bolinha, mostrar que não esqueceu como se joga e depois sentar e tomar aquela cervejinha gelada, misturado com uma grande resenha. Histórias é o que não faltava para esta turma.


 Aqui o compromisso era a amizade!


Em pé: Edinho, Carlos Edezio, Badete, Beto, Ganchinho, Antônio Assis,Escova, Nilo e Suim
Agachados: Faustinho, Goiano, Marcinho, Erivelton, Carlos Caneta, Carrasco e Heroito

Edinho nos enviou uma mensagem dizendo estar muito triste com o termino das atividades do equipe no ano de 2.019. Segundo Edinho Um grupo acima de tudo de amigos, não conheço até hoje um grupo que tenha permanecido tantos anos juntos de 1982 a 2019 quando a Mosaic, por determinação de sua diretoria, resolveu fechar o Club, acabando assim um ciclo de muitas e muitas histórias bonitas. Muita saudade! ”

28 de junho de 2021

Tônico Leiteiro - Futebol de rua

Futebol de "Rua", o prazer de jogar bola


Esta foto é do time do "Tônico Leiteiro" e foi tirada no dia 20/07/75 no campo da CAMIG no Barreiro. Naquela época os dois principais campos para prática do futebol em nossa cidade era o estádio Municipal Fausto Alvim e o campo da CAMIG.  Grandes times da capital faziam suas pré-temporadas em nossa cidade, aproveitando as instalações do Grande Hotel, e a boa qualidade do gramado do campo da CAMIG. Cruzeiro, Atlético e América, foram alguns dos times que faziam suas pré-temporada em nossa cidade

Naquela época, era muito comum pessoas com melhor poder econômico, patrocinar a formação de times. Estes times eram formados por  adolescentes da mesma família ou até mesmo por amigos  que moravam na  mesma rua ou bairro. Não era difícil de arrumar adversário, pois quase todos bairros tinha um time que o representava.

Na década de setenta as ruas de nossa cidade não eram asfaltadas e  jogar bola na rua era o passa tempo das crianças. Ali surgiram vários craques do nosso futebol amador.

Tônico Leiteiro sempre gostou de futebol, e seu sonho era formar um time de adolescentes que morassem próximo a sua casa, na região do estádio Fausto Alvim. Aquela região do entorno do estádio Fausto Alvim era recheada de garotos bons de bola. Mas faltava alguém para dar condições (uniforme, bola, transporte) para que estes garotos pudessem evoluir. Tônico tinha uma vantagem, nos finais de semana ele poderia usar seu caminhão leiteiro para transportar estes atletas para os campos distantes.  

Anos mais tarde, Tônico teve o prazer de ver dois de seus filhos jogando futsal e posteriormente futebol amador.

No inicio dos anos de dois mil, Armindo e Paulo Henrique fizeram parte de um projeto de resgate do futebol de salão de nossa cidade, com apoio total da Viação Andrade. 

Além do futsal, Paulo Henrique teve uma pequena passagem pelo Araxá Esporte e posteriormente foi destaque jogando futebol amador por diversas equipes em nossa cidade.

Em pé: Limirio, Zezinho (Tiro de Guerra), Chiquinho (Sansão), ?, André capa gato,?
 Agachados: Grillo, Maurício (Ratinho), Uriel, ? e Chadú.

Destaque para para os atletas que eu conheço

  • Limírio - Jogou futebol de salão pelo time da CBMM, empresa pela qual trabalhou muitos anos;
  • Zezinho do Tiro de Guerra Quem fez o tiro de guerra em Araxá na década de setenta vai lembrar muito bem dele;
  • Chiquinho - É irmão do Júlio das Óticas Botelho
  • André - filho da Mariquinha pescadeira 
  • Grillo - Também conhecido como Carlos José, frequentador assíduo das famosas "peladinhas" de final de semana do ATC - Araxá Tênis Clube. Fez parte da bonita história do Juventude Sport Club, como integrante da comissão permanente da equipe
  • Mauricio Ratinho - Trabalhou por muitos anos na Bungue, jogou em diversas equipes do nosso futebol amador, como passagem pelo Araxá esporte. Jogou futebol de salão defendendo as cores do Centro Rio
  • Uriel - hoje é um empresário na cidade de Araxá (um dos proprietários da Concreara)
  • Chadú - Trabalhou por muitos anos na Fosfertil/Vale. Defendeu as cores da Fosfertil no Ginásio Dino Baroni. 

3 de junho de 2021

ONZE MIL E NOVENTA E DUAS PESSOAS JÁ FORAM CONTAMINADAS COM COVID-19 EM ARAXÁ

Mês de maio/21 foi o recordista no número de novos casos de Covid-19 em nossa cidade. No total foram registrados 2.338 novos casos, com 37 mortes (segundo pior mês da pandemia)

Durante todo o período da pandemia, Araxá registrou  11.092 novos casos, sendo que deste total. 9.660 se recuperaram.  Infelizmente 174 vidas foram perdidas.

  • O número de pessoas recuperadas chegou a marca de 9.660. 
  • Em trinta e um de maio, 1258 estavam em tratamento (maior número registrado)


                                 Número de novos casos de Covid-19 mês a mês


                                Número de novos casos de Covid-19 por quinzena


                                         Número de novos casos de Covid-19  por semana 

                                         Número de mortes por mês


O número de pessoas internadas é reflexo do aumento do número de novos casos


  • Importante registrar que em apenas dois dias do mês de Junho, foram registrados 358 novos casos.

Fonte: Arquivo pessoal AURELIO RIBEIRO

POSTAGENS EM DESTAQUE

FOSFERTIL - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA

Em pé: Pururuca, Faisca e Aurelio Agachados: Merrinho, Vilson Florentino e Luiz Leite (treinador ) A equipe de futebol de salão d...

POSTAGENS MAIS VISITADAS NA ÚLTIMA SEMANA