sábado, novembro 17, 2018

DÍNAMO - VICE CAMPEÃO 2ª DIVISÃO - MEMÓRIA ESPORTIVA

DÍNAMO ESPORTE CLUBE

Que final emocionante e cheia de reviravoltas! Em 2002, o time do Dínamo protagonizou uma série de confrontos finalísticos que ficaram na memória de todos. Na primeira partida do confronto contra o São Pedro, o São Pedro saiu vitorioso por 2 a 0, assumindo a dianteira. No jogo de volta, o Dínamo conseguiu inverter a situação com uma vitória por 2 a 0, resultando, assim, em um placar agregado empatado.

Mesmo com essa virada no segundo jogo, os critérios de desempate – que podem incluir, por exemplo, o desempenho como visitante ou uma pré-definição estabelecida pela organização do campeonato – determinaram que o título fosse conquistado pelo São Pedro. Dessa forma, o Dínamo ficou com o título de vice-campeão da segunda divisão do campeonato amador de 2002.

Essa final é um excelente exemplo de como o futebol amador em Araxá sempre foi marcado pela intensidade, pelo equilíbrio das partidas e pela paixão de seus atletas e torcedores. São confrontos assim que reforçam a ideia de que, no esporte, cada detalhe conta e que a emoção vai muito além dos números finais.

Você lembra de algum detalhe extra desse confronto ou da festa que se seguiu após as partidas? Essas histórias sempre incentivam a manter viva a memória de uma época tão marcante do futebol local!

Se quiser reviver mais detalhes dessa época, há registros e memórias compartilhadas por apaixonados pelo futsal de Araxá, como no Blog do Aurelio Ribeiro

* Não há registro do ano correto em que ocorreu este jogo.

Em pé: Paulo Táta, Jeder, Pablo, Xandinho, Edmarco, Igor, Valmir e Pedrinho Jacaré
Agachados: Goiaba, Ernane, Aécio, Zé do Tim, Pinguim

Foto de Wemerson Ribeiro (Pinguin)

terça-feira, novembro 13, 2018

UM TIME CHAMADO "FALCÃO" - MEMÓRIA ESPORTIVA

FALCÃO ESPORTE CLUBE

O Falcão Esporte Clube, foi fundado em 1987, nasceu do talento de jovens jogadores do bairro Dona Beja, filhos de empregados da Fosfertil e frequentadores da Associação dos Empregados da Fosfertil (AEF). Tinha no comando José Luiz e Alexandre "Careca", o time juvenil se consolidou como uma referência no futsal da cidade. Que história incrível! 

Com o passar dos anos, muitos desses atletas seguiram trajetórias marcantes no futebol amador de Araxá e até mesmo integraram o plantel do Araxá Esporte Clube. Um dos destaques foi Alcimar, que atuou por equipes como Gef, Santa Terezinha, Cit, Futsal AEF, Senai e Cefet.

Se quiser reviver mais detalhes dessa época, há registros e memórias compartilhadas por apaixonados pelo futsal de Araxá, como no Blog do Aurelio Ribeiro

Foto 1987
Em pé: Cleysson, Fábio, Cacau, Léo, Luiz Henrique, Fabinho, Fabiano, Flávio e  Roger
Agachados: Leonardo, Leonardo Andrade, Alexandre, ??, ??, Caubói, Leonardo Messias, Picó, Fabíulo e Alcimar

Nome de cada jogador e seu pai

Cleyson (Fukita), Fabio (Pele), Cacau, Leo (Fukita), Luiz Henrique, Fabinho, Fabiano (Botina), Flavio (Pele), Roger (Puri), Leonardo (Cadu), Leonardo Andrade, Alexandre (Cadu), Caubói, Leonardo Mesias, Pico (Fabiulo), Fabiulo (Fabiulo), ALCIMAR (Osmar )

Saiba Tudo Sobre o Falcão-peregrino
O falcão-peregrino é uma ave de rapina cujo nome científico é Falco peregrinus. Ele é pertencente a família Falconidae, sendo conhecido em inglês como Peregrine Falcon. Ocorre praticamente em todo o mundo, exceto nas regiões polares. Na América do Sul só surge como ave migratória, não nidificando no Brasil.
https://casadospassaros.net/falcao-peregrino/

Foto arquivo pessoal de Alcimar

quinta-feira, novembro 08, 2018

ELÉTRICA VIMAZA - SUB 16 - MEMÓRIA ESPORTIVA

ELÉTRICA VIMAZA - SUB 16 - FUTSAL

O time da Elétrica Vimaza Futsal foi fundado por Sérgio Zamboni em 1991  e recebeu o nome do patrocinador, que era um comércio da família do fundador

O torneio do Clube Araxá foi o primeiro desafio dessa equipe, e apesar da adaptação inicial, o time se fortaleceu ao longo do ano, culminando na grande conquista do torneio do SESI no segundo semestre de 1992. A rivalidade com o Juventude, nas finais dos torneios infanto-juvenis, e com o Parma, na categoria juvenil, criou dois clássicos aguardados ano após ano. Que trajetória incrível! 

O torneio do SESI sempre teve um papel importante no desenvolvimento do futsal em Araxá, reunindo equipes talentosas e promovendo disputas memoráveis.

Se quiser reviver mais detalhes dessa época, há registros e memórias compartilhadas por apaixonados pelo futsal de Araxá, como no Blog do Aurelio Ribeiro

Em pé: Léo Bolero, Leonardo Santos, Leandro Ventura, Célio Piu, Givanildo Gili, Adriano Cebola (hoje Capitão da PM) e Adriano Café
Agachados:  Rodrigo Martins, Kelson, Fred Cheiroso, Léo Andrade e Edson Buda.

Foto do arquivo pessoal de Rodrigo José Martins

segunda-feira, novembro 05, 2018

BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE - 1997 - MEMÓRIA ESPORTIVA

BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE

Que história marcante! Em 1997, Valmir, empregado da Fosfertil, teve a visão e a iniciativa de montar a equipe do Botafogo para disputar o Campeonato de Juniors. Inicialmente, a equipe recebeu um alvará provisório, pois estava inativa para os campeonatos promovidos pela Liga Araxaense de Desportes (LAD). Essa limitação, no entanto, não impediu a construção de uma base sólida, fundamentada no time de Juniors da Chácara Dona Adélia.

Nos campeonatos consecutivos de 1997 e 1998, a equipe de Valmir demonstrou grande competitividade, chegando ao vice-campeonato em ambas as oportunidades, enfrentando o Santa Terezinha nas finais dos dois torneios. Mesmo sem conquistar o título, o projeto revelou excelentes atletas que mais tarde fariam a diferença no futebol amador da região.

Essa trajetória reforça como o esporte juvenil pode ser uma poderosa ferramenta de revelação e desenvolvimento, além de evidenciar a importância do apoio e da iniciativa de pessoas que acreditam no potencial dos jovens atletas. Cada desafio enfrentado, da concessão do alvará à conquista de espaço nas finais, contribuiu para a rica memória esportiva de Araxá.

Se quiser reviver mais detalhes dessa época, há registros e memórias compartilhadas por apaixonados pelo futsal de Araxá, como no Blog do Aurelio Ribeiro

Em pé: Valmir (técnico), Rodrigão, Alencar, Patrick, Túlio, Indio, Kim e  Serginho
Agachados: Rodrigo Martins, Bim, Renê, Coquinho, Edney Coelho, Cassio e Eltinho

foto arquivo pessoal de Rodrigo José  Martins

POSTAGENS EM DESTAQUE

FOSFERTIL - FUTSAL DE ARAXÁ - MEMÓRIA ESPORTIVA

FOSFERTIL FUTEBÃO DE SALÃO A década de 1980 marcou o apogeu do futsal em Araxá. Empresas, clubes sociais e associações de bairro investiam p...

POSTAGENS MAIS VISITADAS NA ÚLTIMA SEMANA